quarta-feira, 4 de abril de 2007

Como conquistamos o Pan

A história dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 começou em 1998. Na ocasião, o Rio de Janeiro foi a única cidade que manifestou ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) o interesse em organizar os Jogos.
Em 2001, a Prefeitura do Rio e o COB cumpriram todas as etapas do processo formal da candidatura. Elaboraram o Caderno de Encargos - que define os compromissos que a cidade-sede do Pan terá de cumprir. A Prefeitura efetuou o pagamento da taxa de inscrição e, em parceria com o COB, criou o Comitê da Candidatura. A liderança do processo de candidatura foi delegada ao COB.


ADVERSÁRIO DE PESO

Mas a disputa estava apenas começando. O Rio teve um forte concorrente. San Antonio - cidade americana do estado do Texas, berço eleitoral do presidente dos EUA, George W. Bush - ofereceu uma forte estrutura para receber os Jogos. Em maio, o Rio de Janeiro apresentou seu projeto de candidatura na Assembléia Geral da Associação dos Comitês Nacionais Olímpicos (ACNO) em Kuala Lumpur, Malásia. Em junho, a ODEPA enviou às duas cidades candidatas uma Comissão de Avaliação e ficou evidente que a disputa seria equilibrada. Na época, em entrevista à imprensa brasileira, os membros da comissão revelaram-se bem impressionados com a visita ao Rio.

A VITÓRIA

No dia 24 de agosto de 2002, data da eleição da sede dos Jogos Pan-americanos de 2007, a candidatura do Rio de Janeiro chegava fortalecida à Assembléia da ODEPA, na Cidade do México. Representando a candidatura estavam o Prefeito César Maia; o então Ministro do Esporte e Turismo, Caio de Carvalho; o Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Ruy Cezar; o Secretário Estadual de Esportes à época, Asfilófio de Oliveira; e o então Secretário Municipal de Turismo, José Eduardo Guinle; além do Presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman; e do Diretor de Relações Internacionais da candidatura, Carlos Roberto Osório. Na apresentação final, foi destacado o legado social dos Jogos para o Brasil e para a América Latina, entendendo o esporte como fator de inclusão social. Causou ainda forte impacto a veiculação do vídeo com depoimentos de apoio do então Presidente Fernando Henrique Cardoso e dos quatro principais candidatos a sua sucessão na Presidência da República. Todos reafirmaram publicamente o seu compromisso com a realização dos Jogos de 2007 no Rio, aliada a um trabalho profissional liderado pelo COB.
Com tantos pontos positivos, o Rio pôde comemorar a vitória por 30 votos a 21. A maior margem de votos já obtida por uma cidade na disputa pela sede dos Jogos Pan-americanos. Na eleição, estavam em jogo os 51 votos dos 42 países americanos - Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Canadá, Argentina, Venezuela, Porto Rico e Cuba tinham voto duplo, por já terem recebido a competição.

Nenhum comentário: